História

Terminada a 2ª Guerra Mundial, além dos milhões de mortos, havia um incontável número de sobreviventes que perderam tudo o que possuíam e que necessitavam de auxílio. Ao redor do mundo surgiram várias entidades criadas por aqueles que conseguiram escapar da guerra, e que tinham o objetivo de ajudar esses refugiados a reencontrar suas famílias e reconstruir suas vidas.

Motivadas por seu grande senso humanitário, um grupo de mulheres da comunidade judaica brasileira criou, em 19 de novembro de 1947, a Associação Feminina Israelita Brasileira de Auxílio à Infância Vítimas da Guerra – Vita Kemper, que posteriormente passou chamar-se apenas A.F.I.B. A entidade tinha como principais metas ajudar os judeus que se encontravam nos campos de deslocados e as crianças israelitas que haviam perdido seus pais, além de realizar atividades pessoais e culturais para os jovens da nossa comunidade.

scoprirlo

Lindóia – a primeira colônia

A primeira colônia de férias foi realizada em 1950 num hotel em Lindóia e da qual participaram 65 crianças. No ano seguinte, a segunda edição da colônia contou com a presença de 150 meninos e meninas num hotel em GUARAREMA. O grande sucesso dessas experiências pioneiras evidenciou a necessidade de se obter um local próprio para viabilizar novas temporadas de férias nos anos seguintes. Assim, em 29 de outubro de 1951 foi comprado a Kinderland em Sacra Família do Tinguá, que no verão de 1952 recebeu o primeiro grupo de jovens, apesar das pequenas e precárias acomodações existentes no local.

Graças aos esforços das mulheres da A.F.I.B a colônia foi ganhando forma tornando-se cada vez mais confortável e preparada para receber o crescente número de colonistas. Foram construídos o refeitório, os pavilhões, o prédio da administração, a cozinha, a piscina, o campo de futebol, etc. Hoje em dia, o espaço tem capacidade de receber cerca de 150 pessoas de cada vez.Ao longo dos anos as transformações foram acontecendo.

Novas pessoas surgiram com novas idéias, conforme as gerações se sucediam. Porém, desde 1950 até hoje, ainda há coisas que nunca mudaram: o espírito de colônia e a convivência em grupo em completa harmonia com a natureza. Essas são algumas das características que fazem da Kinderland uma experiência única e inesquecível na vida de uma pessoa.