História

Terminada a 2ª Guerra Mundial, além dos milhões de mortos, havia um incontável número de sobreviventes que perderam tudo o que possuíam e que necessitavam de auxílio. Ao redor do mundo surgiram várias entidades criadas por aqueles que conseguiram escapar da guerra, e que tinham o objetivo de ajudar esses refugiados a reencontrar suas famílias e reconstruir suas vidas.

Motivadas por seu grande senso humanitário, um grupo de mulheres da comunidade judaica brasileira criou, em 19 de novembro de 1947, a Associação Feminina Israelita Brasileira de Auxílio à Infância Vítimas da Guerra – Vita Kemper, que posteriormente passou chamar-se apenas A.F.I.B. A entidade tinha como principais metas ajudar os judeus que se encontravam nos campos de deslocados e as crianças israelitas que haviam perdido seus pais, além de realizar atividades pessoais e culturais para os jovens da nossa comunidade.

Lindóia – a primeira colônia

A primeira colônia de férias foi realizada em 1950 num hotel em Lindóia e da qual participaram 65 crianças. No ano seguinte, a segunda edição da colônia contou com a presença de 150 meninos e meninas num hotel em GUARAREMA. O grande sucesso dessas experiências pioneiras evidenciou a necessidade de se obter um local próprio para viabilizar novas temporadas de férias nos anos seguintes. Assim, em 29 de outubro de 1951 foi comprado a Kinderland em Sacra Família do Tinguá, que no verão de 1952 recebeu o primeiro grupo de jovens, apesar das pequenas e precárias acomodações existentes no local.

Graças aos esforços das mulheres da A.F.I.B a colônia foi ganhando forma tornando-se cada vez mais confortável e preparada para receber o crescente número de colonistas. Foram construídos o refeitório, os pavilhões, o prédio da administração, a cozinha, a piscina, o campo de futebol, etc. Hoje em dia, o espaço tem capacidade de receber cerca de 150 pessoas de cada vez.Ao longo dos anos as transformações foram acontecendo.

Novas pessoas surgiram com novas idéias, conforme as gerações se sucediam. A redução de dias de colônia, a criação de três turmas anuais e sua posterior transformação para 2 turmas, a criação da Comissão Pedagógica e a criação da Associação Kinderland que substituiu a A.F.I.B são exemplos das mudanças que ocorreram. Porém, desde 1950 até hoje, ainda há coisas que nunca mudaram: o espírito de colônia e a convivência em grupo em completa harmonia com a natureza. Essas são algumas das características que fazem da Kinderland uma experiência única e inesquecível na vida de uma pessoa.